A Maratona 2018 chegou!

A proposta é de tirar o fôlego. Uma maratona de livros de banca.
Um romance por mês, cada um com um tema diferente.
Começando em março e indo até fevereiro de 2019.

 photo textoinicial_zpsdaf5f322.png

Resenha de Ana Claudia Santos - Elizabeth Lane - Perfume de Lilás - CH

2 comentários



Ela era seu destino...seu desejo
Miranda Howell, compadecida do sofrimento do povo navajo, almejava educar crianças para que pudessem  enfrentar o futuro e não o passado, que ainda lamentavam. Mas cada esforço seu era derrubado pelo orgulhoso guerreiro que desejava apenas fortalecer seu povo... e ajudar Miranda a libertar a paixão de sua alma...
Ahkeah conhecia o dever para o seu povo. No entanto, não sabia como enfrentar o inimigo que usava saias e exalava um perfume de lilás... Afinal Miranda Howell chegara ao deserto cheia de curiosidade e compaixão... e de uma ternura que, lentamente ia derrubando as paredes ao redor do coração de Ahkeah.


Perfume de lilás (Navajo sunrise, em inglês)  é um livro com um ótimo enredo, pois além da história de amor entre Miranda e Ahkeah (que por sinal é MARAVILHOSO!), conta sobre as injustiças sofridas pelos povos indígenas, neste livro especificamente os navajos. Dessa forma,  o livro  é romântico, mas tem toques de crítica e momentos muitos tristes já que o personagem de Ahkeah  apesar de forte e determinado já sofreu muito na vida. Logo no prólogo  há a descrição de Ahkeah enterrando a esposa que havia morrido no parto  junto com o filho. E nesta triste história entra Miranda Howell, filha do major do forte. O primeiro encontro de Miranda e Ahkeah é logo no caminho de Miranda para o forte; a moça ao ajudar  uma velha índia é criticada pelo guerreiro  que vê neste ato uma forma de humilhação.  Ao criticar a moça Ahkeah é ferido pelo soldados. Miranda indignada com a atitude dos soldados leva o ferido ao forte, mas ele não aceita ser atendido. 

Vivendo no forte, Miranda tem por objetivo passar um tempo com o pai antes de se casar com  Phillip em Londres. Miranda percebe a crueldade dos soldados americanos no tratamento com os navajos que sofrem com o frio , doenças e com a fome, dessas pessoas que tiveram que  abandonar sua terra natal, deixar de lado sua cultura e tradições.

Miranda resolve então tornar-se professora  dos pequenos navajos da reserva, apesar das críticas do pai que insiste que ela volte para casa.  Os encontros com Ahkeah tornam-se mais frequentes e um sentimento  surge entre o casal. E esse sentimento não é de piedade, mas sim um orgulho e afeto por aquele homem triste que nunca sorria.  Ahkeah pensa demais em Miranda e em seu perfume de lilás.

A cada dia Miranda se sente mais inquieta com relação ao tratamento com os índios, ao encontrar a pequena Nizhoni, filha de Ahkeah a moça se sente ainda mais perturbada, seus sentimentos pelo pai e pela filha não são de indiferença.  Apesar de ainda ser grosseiro com Miranda, Ahkeah percebe o quanto Miranda é corajosa e bondosa, principalmente quando ela vai à reserva visitar os navajos e após isso com o roubo do cavalo da moça ambos perseguem  e enfrentam os comanches. Eles  são pegos por uma tempestade no caminho de volta ao forte. Ao se abrigar da tempestade numa caverna...

Miranda declara seu amor a Ahkeah. O desejo e a aproximação só aumenta, mas  será ambos estarão dispostos a enfrentar o preconceito?

Ahkeah sabe que não pode se apaixonar por uma  moça branca, rica e continuar leal a seu povo; e Miranda é corajosa o bastante para enfrentar seu pai, noivo e a sociedade por um grande amor?

A resposta é mostrada de forma emocionante ao final do livro.

Como já foi dito o livro é muito bom, a única crítica é com relação a capa... eu não gostei.

Abraço a tod@s.
Boa leitura.

Se você gostou, compartilhe!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

2 Response to Resenha de Ana Claudia Santos - Elizabeth Lane - Perfume de Lilás - CH

11 de agosto de 2011 às 20:57

Humm, já entrou para lista, parabéns pela resenha.

Beijos

12 de agosto de 2011 às 08:27

Puxa, parece ser bom mesmo!!! Adorei as resenha, parabéns!!!

Postar um comentário